sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cá estou eu novamente para o famoso post de aniversário. Sim, hj completa 6 meses que estou online esperando pela família que está mais do que encantada.
Em um desses posts anteriores de "aniversário online" eu comentei que já tinha esperado pelo aniversário da minha mãe e esperava não ter que passar a época de copa do mundo no Brasil. Não sou fanática e nem ligo pra copa do mundo, mas isso era só uma referência no tempo dizendo que eu esperava embarcar antes do começo de junho. Mais uma vez não deu. Além disso, em cada post eu falo que espero não ter que escrever um próximo post de aniversário. Logo que comecei o processo eu via meninas esperando por meses e meses e ficava pensado cá com meus botões "espero que isso não aconteça comigo". Conclusão? Melhor calar minha boca santa e não esperar mais nada, eu falo de algo que eu espero que não aconteça e lá vai Murphy e faz o algo acontecer.

Não sei se já falei antes mas um dos meus erros até hoje foi confiar demais naquilo que ouvi. Eu sou uma pessoa naturalmente desconfiada, mas às vezes acabo me deixando levar pela empolgação. Li toneladas de blogs, comunidade e a pqp a 4, com histórias felizes e tristes. Participei de trocentas palestras da CC e escolhi a agência pela empatia mesmo, depois de tantas palestras eu acabei me convencendo de que estava fazendo a melhor escolha. Não sei explicar, mas uma voz interior me dizia pra ir pela CC (será que fui enganada por mim mesma sauhashuhusahusa) e eu não tinha muita opção aqui na minha cidade também.

E onde quero chegar com tudo isso? Na empolgação a gente acaba achando tudo lindo e maravilhoso, acha que a colocação vai ser rápida, que ter uma família por vez com seu dossiê é uma grande vantagem e não pensa que existe sempre a possibilidade de nada disso acontecer.
Não estou falando mal da agência e nem me arrependo, apesar dos pesares de tê-la escolhido. No final das contas a colocação pode ser rápida ou não e isso independe da agência, mas sabe-se lá o motivo pelo qual algumas meninas tem o chamado aceite e contato rápido com as famílias e fecham logo. Logo de cara a gente se depara com o quesito sorte e ele nos acompanha por toda a vida de au pair.

Ter uma família por vez olhando seu dossiê parece uma coisa ótima e é essa a imagem que te passam durante todo o tempo, até vc sentir na pele o que isso significa. Na inocência a gente pensa que isso é bom, pq não gera confusão de famílias que poderia acontecer se falássemos com mais de uma ao mesmo tempo. O problema é que uma família não pega somente um dossiê por vez e sim vários (dizem que são 3 mas nunca vi alguém falando oficialmente isso). Eles vão analisando e se vc tiver o azar de ser a última da fila, ou às vezes ser a primeira, acaba se ferrando. Se for a última, tem a possibilidade de escolherem alguém antes de sequer falarem com vc e vc perdeu seus 7 ou mais dias esperando sem poder ter contato com outra família e sendo a primeira, tem a possibilidade deles quererem falar com mais au pairs antes de tomarem a decisão final (aí tb vale lembrar que os hosts geralmente são pessoas ocupadas e lembrar daquela primeira menina que eles conversaram pode ser que nem aconteça).

Além disso tem o problema dos matchs que não tem nada de match e vc sabe que a família não vai entrar em contato pq eles disseram no dossiê que querem alguém que fale espanhol fluente, mas esquece que as pessoas insistem em achar que no Brasil falamos espanhol.

O grande X da questão é controlar as expectativas. Muita gente reclama do suporte da agência, não vou falar que é dos melhores pq grande parte do que eu sei a respeito do processo de match e outros detalhes eu fui atrás pra saber como funciona, em páginas de outros países por exemplo, mas até hj não tive nada que fosse totalmente inadimissível. É a lei da sobrevivência; quanto mais vc souber, mais vc pode exigir e vai saber onde recorrer.

Meu grande erro no começo foi esperar a família aparecer no meu perfil através do processo normal da agência e não correr atrás para adiantar a coisa toda simplesmente pq eu achava que estava pagando justamente pra agência fazer isso e que a família perfeita ia cair no meu perfil mais cedo ou mais tarde. Só fui me ligar que a coisa não era bem assim quando vi minha data de embarque indo por água abaixo e que o tempo tava passando depressa demais. Quando via famílias querendo pra maio, achava um absurdo pq era tempo demais e como sempre tinha família com meu dossiê, parecia que seria fácil achar alguém para uma data mais próxima.

O "problema" com meu dossiê digamos assim na verdade era algo que deveria não ser um problema. Segundo informações, meu perfil chama muito atenção dos diretores e por isso sempre colocam alguém no meu perfil. Não tem nada de errado, só tem é me faltado sorte de cair com a família certa. Não sei pq eles acabam me colocando com famílias um pouco "exigentes demais" e que sempre querem algo mais, como por exemplo mais experiência com bebês (tenho 660 horas com under two e 5mil com above two), como foi o caso da última família que entrou em contato (há mais de 2 semanas).

Não penso em trocar de agência pq não gosto da STB e essa seria a única opção além da Expert que apesar de ver gente que foi por ela e deu tudo certo, eu prefiro não arriscar. Agora é questão de honra ir pela CC. Vejo tanta gente indo e dando certo com o sistema de match, pq logo comigo não iria funcionar? Eu não tenho um plano b ainda, mas tenho outros planos e meu departure day pode esperar um pouquinho... já esperou tanto tempo, pode esperar mais um pouco...

Pra ajudar, fiz um novo vídeo que a agência tinha me pedido pra fazer, espero que seja útil dessa vez pq levei uma bela gorfada do baby nesse dia e fiquei a tarde toda bem cheirosa aahahaha. Quem for au pair, sabe onde caçar pra achar o vídeo ;P

*Esse não é um post de demarketing da Cultural Care. A agência é boa e funciona, mas sempre existe a possibilidade de não funcionar, como em qualquer outra.
*Acho que respondi algumas perguntas que me fizeram no outro post no meio da bíblia desse. Dá uma procurada aí ;P (faz parte do processo de au pair, se não começou vai treinando)
*Rineli, eu te adicionei no email que achei no seu blog, acho que vc deve ter feito só pra assuntos de au pair.

E mais uma vez um obrigada especial à todas que comentam sempre deixando uma mensagem otimista. Só au pair entende au pair e sabe o quanto tudo isso é complicado e estressante e sabe que ter uma palavra de motivação é sempre bem vinda ;)
Postado por Suellen sexta-feira, junho 04, 2010 9 comentários

sexta-feira, 4 de junho de 2010

9 comentários:

Hane disse...

Su, menina q coisa! eu concordo com as coisas q vc falou. o processo tá dificil em todas as agencias, a CC ainda é a melhor apesar de tudo :/

lembra daquilo q te falei, se o email eh do sistema vc nao eh a 1a da fila e com 2 dias a familia sai pq o sistema tira. se o email é da camila, vc é a 1a opção da familia.

vc vai conseguir sim, eu consegui com qse 8 meses ne! rs rs. vc ainda tá no sexto, da tempo! e como eu so vou em julho, ainda podemos ir juntas. to torcendo por vc!
te cuida
bjssssssssssssss

Rinelii disse...

Nossa muito explicativo esse post, agora eu entendo pq sempre tem alguem com meu app, mas nunca me ligam ! kodksaodksodksodkdopkokd

Ah eu uso esse email siim, mas ultimamente tenho estado sem tempo, arrumando as coisa para a mudança !!

Bom, to torcendo por vc viu !
Imagina se formos juntas ? kkkkk'

Beijosss !

Maeva disse...

*hugs*

Nem vou comentar nada sobre a CC, porque, né, eu sou azarada demais HAHAHA

Eu comecei a correr atrás de família quando vi que ficar esperando não ia resolver nada. Tenho esse problema: odeio depender dos outros. Se eu tivesse ficado esperando a CC ou a APIA, não estaria aqui hoje... Mas, aquela velha história, cada caso é um caso... E você sabe que estou aqui torcendo muito pra que você venha--e venha logo e pra perto de mim!!! XD

Mas se não vier pra perto, eu e a Bru marcamos de te encontrar em NY, anyway, viu?

Bjks!!

Carolina disse...

A verdade é que só a gente sabe o que a gente passa... espero de verdade que não faça o post dos 7 meses!

E é verdade quando a gente diz 'tomara que não aconteça comigo'. No meu caso, nem posso esperar muito pois faço 27 no final de setembro. O negócio é pensamento positivo que vai dar tudo certo.

Valeu pelas dicas sobre o vídeo, vou editar de novo! Obrigada :)

Eu não tenho muitos vídeos com crianças e não queria colocar fotos, mas vai ser o jeito, né? Se as famílias gostam...

Beijo

Tô torcendo pra que a gente vá juntas.

=) Lilica disse...

Hi Girl!
Don`t be sad!
Sua hora vai chegar ... sei que esperar eh pessimo, mas enquanto isso vai treinando seu ingles.
Ja ouviu aquela frase, o que eh seu ta guardado? Pois eu acredito cegamente .
Vai na igreja,faz uma oracao, uma promessa sei lah!
Mas nao perca a fe!
Bjs!

Évelin disse...

Sempre torcendo por vc... e acredito de verdade que logo sua família vai vai aparecer... Bjokas

Unknown disse...

Oie Suellen,
sempre estou por aki na espectativa do seu match, mas tenho a esperança ki tudo vai dar certo, nossa 5 mil horas pqp, e eu na esperença ki 300 horinhas tava bom rs...
Bjim

nya oliveira disse...

ai amiga... essa tua jornada...
tu é um anjo mesmo, eu não ia mais ter paciencia ashuuhasuhashuas
te desejo td de bom e tenho ctza q teu match vai ser o melhor dakela comu^^

Débora disse...

To te seguindo flor.. beijos ;*

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Tags

família application au pair agência cultural care faculdade ligação host family match online creche crianças viagem blog dúvidas meses novidades partida visto ano novo chegada despedida espera feeling inglês presentes segundo ano GAP aniversário cabelos carro compras desânimo feelings. schedule fim formatura frança férias last time lista merda mestrado perguntas processo vida Brasil Natal US acidente agencia agradecimentos amor angústias atualização ausência blog viagem blogger burrice cachos calor candidaturas carta check-list ciclos circo começo confusing consultas contato conversa crise depressões detalhes dia dia-a-dia dirigir dispensada documentos dor driving emails embarque emergência entrega entrevista escolhas esmaltes estrangeiro estágio europa experiência extensao exterior extranet fantasia fases do processo fazer mala feelings ferias fist post flashback flight flores gastos ginecologia guia do estrangeiro halloween horas de experiência host mom hostfamilies ideia imaginação inverno kit embarque lccs livro login mala meeting mente mico mimos morte mudança mudanças música nada neve notre-dame novo blog nível de inglês olimpíadas otimismo pagamento palestra pasaporte passado passaporte pensamento pensamentos personal letter pid planejamento planned parenthood planos posts primavera problemas promoção páscoa pérolas regras renovação respeito respostas resumo sentimentos site sonho superação teste teste de inglês to be or not to be trabalho training school travel guides trânsito usa vergonha vermont viagem com a família video visita voltando últimos momentos