terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Como meu processo continua no mesmo entra e sai de famílias, eu não vou ficar postando sobre isso. Quando comecei a conversar com as famílias, eu fiquei meio perdida sem saber ao certo o que perguntar. Minha solução foi caçar na comunidade au pair uma lista de perguntas que acabei nem usando. Depois da minha experiência em conversar com algumas famílias, acabei fazendo um esquema de perguntas com as respostas para as perguntas que as famílias geralmente fazem e uma lista de perguntas que eu acho essencial. Vou compartilha-las aqui e dar algumas opniões. Que fique bem claro que é minha opinião e não uma verdade universal.

- Qual é a visão da família em relação a educação das crianças? Como vc as disciplina e quais valores vc prioriza.
Essa pergunta pode revelar muitas coisas, como por exemplo o grau de "mimação" das crianças. É importante para vc saber tb se o modo de educar as crianças é parecido com aquele que vc acha que deve ser. Eu nunca tive filhos, mas vejo pela experiência dos outros o que eu acho certo/errado e gosto de ler bastante sobre desenvolvimento infantil mesmo antes de kerer ser au pair. Como vc vai ficar boa parte do tempo com as crianças, é obvio que trabalhar contrariada não vai ser algo muito legal.

- Qual vai ser seu schedule?
Importante que vc pergunte isso por email pra ter certeza de que vc realmente entendeu e peça mais alguns detalhes pelo telefone. Quando eu perguntei do schedule pras famílias elas desandaram a falar e eu me perdi no meio da conversa, então é bom ter isso anotado pra evitar futuros problemas. Pergunte como vai ser no verão tb. Se vc gosta de sair e quer planejar algo com outras au pairs, preste atenção nos finais de semana. Se ficar em dúvida, pergunte sempre.

- Se a família já teve uma au pair antes
Se não tiver, o negócio é ir na sorte mesmo. Eu sou meio receosa com esse negócio de first au pair, mas como td na vida tem seus prós e contras. É tendência natural do ser humano comparar (vai dizer que vc nao comparava sua mãe com a do seu colega qndo vc era criança e a mãe do colega era sempre mais legal que a sua?) e ser a primeira au pair tem essa vantagem; não tem com quem comparar. Mas justamente por não ter essa base a famílai pode ficar meio perdida e assim como a sua adaptação é difícil, vai ser algo novo pra eles tb, o que significa que eles podem se acostumar ou não com a idéia de ter uma au pair. Se a família já teve uma au pair, eles já conhecem bem como funciona o programa (o que pode dar margem a explorar possíveis brechas no programa). Além disso, vc tem alguém pra conversar e saber mais detalhes sobre a família.

- O que a família espera de vc como au pair?
Assim como eles fazem a insistente pergunta pra saber pq vc quer ser au pair, é importante que vc saiba pq eles querem ter uma au pair e o que eles esperam de vc. Se a família demonstrar insegurança em relação ao programa, é bom ficar de olhos bem abertos. É bom ver se as expectativas deles correspondem com as suas, se a relação é mais tipo familiar ou de trabalho, essas coisas

- Como é a cidade, a vizinhança, como é o sistema de transporte?
Quanto mais vc souber, melhor. É importante perguntar sobre o clima tb e como estará o clima quando vc chegar. proveite para perguntar das universidades e cursos próximos, entre outras coisas.

- Quais serão suas responsabilidades. Se a família tem pets, vc será responsável por eles?
Importante para ver se tem cheiro de exploração no ar. Se as responsabilidades forem demais para as 10h de trabalho, vc deve trabalhar bastante, então esteja preparada. Tive uma família que o schedule era manha/tarde/noite e era humanamente impossível cumprir tds aquelas atividades num dia.

- As crianças seguem alguma rotina com banhos, naps, snacks?
Importante saber se vc vai poder respirar ao menos enquanto trabalha. Se as crianças tiverem um horario fixo, é infinitamente mais fácil lidar com elas.

- Vc pretende que seu filho aprenda outros idiomas (portugues por exemplo) ?
Tem au pair que sai ensinando seu idioma sem antes consultar os pais. Lembre-se que não são seus filhos e nem td mundo acha legal que o filho saiba outras línguas. Caso vc tenha esse interesse e não queira se sentir frustrada mais tarde, pergunte antes.

- Vc vai ter acesso ao carro? como vai ser?
Muita gente fala que carro é essencial. Uma das famílias que eu conversei disse que não teria carro, mas num segundo email disse que tinha conversado coma seguradora e que provavelmente iria comprar outro carro depois que eu chegasse. Claro que não confiei nisso, mas como a cidade era grande e td era relativamente perto e tinha bastante au pair nas redondezas, não me parecia um empecilho. Mas é bom ver isso com calma e comparar com a cidade que vc vai morar. Depende tb do quanto vc preza pela sua "liberdade".

Tem até mais perguntas mas acho que essas são essenciais pra mim. Pode ser que não sejam essenciais pra vc, essas coisas são bem particulares. Mas pra quem tiver perdido, pode ser um caminho ;P

Até o próximo post qndo eu tiver inspirada ;)
Postado por Suellen terça-feira, fevereiro 09, 2010 8 comentários

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

8 comentários:

Cin - Futura Au Pair disse...

su gostei das suas dicas!!! claro q temos q resolver tudo antes de embarcar pq la eh outra historia!!!
to torcendo por vc!! bjosss

Mandy Anita disse...

Suellen gostei das dicas mas estou com uma duvida, qual a melhor resposta de "pq que ser Au pair", pq se realmente falarmos o pq? vai envolver dindi q não tenho para outros intercambios, vida profissional no brasil, depois do programa, tipo só interesse pessoais, então se a familia ouvir tudo isso vai desistir, pois, vou ta pouco me lichando para elas rs... É a mesma coisa q me perguntaram pq eu qro ser comissaria de vôo, demorei mais de 1 semana para responder, para a psicologa do curso, pq a maioria das respotas acredite se quiser rs.. "Pelo glamour da profissão" entendi... Aguardo sua dica nisso.
Bjim

Évelin disse...

Achei legais as perguntas... a gente lê vários blogs pega um pouquinho de cada e personaliza... Bjs

Évelin disse...

Achei legais as perguntas... a gente lê vários blogs pega um pouquinho de cada e personaliza... Bjs

Bruna disse...

Suuuuuh!

Essas perguntas são sempre essenciais! Eu perguntei acho que tudo - menos como vai ser no summer - e tô bem tranquila com essas coisas.

Espero que a host family encantada chegue logo pra gente se ver em terras estrangeiras!

Beijo!

May disse...

As suas perguntas estão bem legais!! Acho q ajuda mta gente :)
Espero q a familia entre logo em contato!
=**

Cin - Futura Au Pair disse...

suh flor!!
a familia da california estava conversando com outra ap tb....e por isso nem indiquei ng...eles estavam mto sossegadoes!! rsrs
bjaooo boa sortee
cin

*Lalis* disse...

Oiii, primeira vez por aqui!!
Adorei as dicas, vieram em ótima hora to esperando o contato das familys!!
bjoss

  • RSS
  • Delicious
  • Digg
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Youtube

Tags

família application au pair agência cultural care faculdade ligação host family match online creche crianças viagem blog dúvidas meses novidades partida visto ano novo chegada despedida espera feeling inglês presentes segundo ano GAP aniversário cabelos carro compras desânimo feelings. schedule fim formatura frança férias last time lista merda mestrado perguntas processo vida Brasil Natal US acidente agencia agradecimentos amor angústias atualização ausência blog viagem blogger burrice cachos calor candidaturas carta check-list ciclos circo começo confusing consultas contato conversa crise depressões detalhes dia dia-a-dia dirigir dispensada documentos dor driving emails embarque emergência entrega entrevista escolhas esmaltes estrangeiro estágio europa experiência extensao exterior extranet fantasia fases do processo fazer mala feelings ferias fist post flashback flight flores gastos ginecologia guia do estrangeiro halloween horas de experiência host mom hostfamilies ideia imaginação inverno kit embarque lccs livro login mala meeting mente mico mimos morte mudança mudanças música nada neve notre-dame novo blog nível de inglês olimpíadas otimismo pagamento palestra pasaporte passado passaporte pensamento pensamentos personal letter pid planejamento planned parenthood planos posts primavera problemas promoção páscoa pérolas regras renovação respeito respostas resumo sentimentos site sonho superação teste teste de inglês to be or not to be trabalho training school travel guides trânsito usa vergonha vermont viagem com a família video visita voltando últimos momentos